CLICK HERE FOR THOUSANDS OF FREE BLOGGER TEMPLATES »

quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

Halo Solar

Há pouco mais de um mês, tive o previlégio de conhecer um inglês completamente geek da física, atmosfera e Natureza em geral que, além de excelente companhia, tem a paixão de partilhar todo o seu conhecimento com os outros (perfeito).
Como boa anfitriã que sou (não são peneiras, é verdade) peguei no mocito e levei-o a passear pelos jardins de Serralves. Aos Domingos de manhã não se paga e o Astro Rei convidava a uma grande passeata ao ar livre... melhor ideia não podia ter tido, pois foi com grande espanto que de repente vi aquele "polite inglês" aos saltos nos jardins de Serralves, a olhar o céu como se tivesse 3 anos e uma taça de chantili à frente para poder chafurdar (confesso que aquela reacção desarmou-me. Trata-se de um Homem de 30 anos, 2m de altura, deveras inteligente e conhecedor que me fazia sentir uma criança de 5 anos de tão pequenina que sou).
Não precisei de perguntar a razão de tal entusiasmo pois ele, histérico só me dizia:
-Etelvina, Etelvina, Look!!!! Look Etelvina!
E apontava para o céu que, tímidamente mostrava um Arco-Íris em volta do Sol. Não tinha chovido nesse dia, nem no dia anterior. Por isso, na minha ignorância, não compreendia o porquê daquele fenómeno ao qual o "polite inglês" não conseguia manter a sobriedade.
Fiquei a saber que o fenómeno tem o nome de Halo Solar e é um fenómeno óptico que ocorre à volta do Sol e que se deve à presença de cristais de gelo na troposfera (nuvens cirrus em particular) que refractem a luz solar criando um círculo perfeito à volta do Sol.
Da simplicidade da explicação não adianta falar e da beleza do fenómeno não há palavras para descrever.
Desde então, nunca mais parei de olhar para o céu em dias em que vejo nuvens como aquelas (já o fazia antes, mas era para ver figuras como fazem os putos).
E hoje o Porto voltou a ser presenteado com tal fenómeno. Desta vez, o Halo era PERFEITO e a circundar esse mesmo halo, havia outro em tons de rosa que tentou abraçar o verdadeiro. Ficou sem efeito a tentativa, mas da beleza do Arco-Iris à volta do Sol, com uma "sobrancelha" cor de rosa, surgiram outras reacções e tal como o "polite inglês" não consegui evitar dizer a 2 pessoas que caminhavam na rua, para olharem pro céu e verem a imponência da Mãe que andamos a destruír sem a mínima consideração ;)
Não tenho fotos, porque estupidamente troquei de mala (GAJAS!!!!) e esqueci-me da máquina em casa.

Às vezes é bom andar com a cabeça nas nuvens ;)
Referências: aqui, aqui e aqui

1 comentários:

Unknown disse...

Really glad you had another chance to see one of these wonders. Just think of the years they have been happening above you and you've never known to look. Keep spreading the word and keep enjoying the worlds many fantastic goodies.

Look forward to seeing you in Santiago next year!!!

J x